sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Aminoácido Não Essencial - Glutamina





Hoje o aminoácido que trazemos é um não essêncial, ou seja, que é produzidos pelo corpo a partir de determinado metabolismo.

É a nossa amiga Glutamina.

A Glutamina é sintetizada a partir do ácido glutâmico, valina e isoleucina, no caso desstes dois últimos aminoácidos essenciais citados, chegamos à conclusão que os BCAA’s são as maiores fontes para a síntese da Glutamina. (Vê aqui o tópico sobre BCAA´s)

Para atletas de atividades físicas de alta intensidade e principalmente praticantes de musculação, a Glutamina tem auxiliado muito na recuperação após os treinos, evitando o catabolismo e o overtraining.


Funções da Glutamina:
  • Manutenção do sistema imunitário; 
  • Regula a síntese e degradação das proteínas; 
  • Remove o excesso de amoníaco e nitrogênio do corpo; 
  • Controla os processos de catabolismo e anabolismo; 

A Glutamina além de auxiliar no funcionamento do organismo, também desempenha um papel muito importante na síntese de proteínas nos músculos, pois poupa o tecido muscular que é catabolizado para fazer chegar Glutamina para outras células do corpo, permitindo que o tecido muscular use Glutamina para sintetizar tecido muscular novo, contribuindo para o aumento de força e resistência, diminuindo o tempo de recuperação.
Estudos mostraram também que a Glutamina em pequenas doses orais (2 gramas da suplementação), levam ao aumento do nível das hormonas de crescimento.


A dose recomenda, por exemplo, no caso da Glutamina Powder da Optimum Nutrition que é uma das melhores vendidas em Portugal, é de 10gr diariamente, sendo consumidas 5gr após o treino e 5gr antes de dormir. Podes sempre juntar com outros suplementos, sendo mais fácil a sua ingestão.



Bons treinos!

sábado, 1 de agosto de 2015

Aminoácidos Essenciais - BCAA´s






Nestes próximos tópicos vamos falar um pouco dos principais aminoácidos essenciais e não-essenciais. A fim de esclarecer algumas das vossas possíveis duvidas nestes assuntos. 


Vamos começar por falar dos essenciais - são aqueles que não podem ser produzidos pelo corpo humano. São somente adquiridos pela ingestão de alimentos, vegetais, animais ou suplementos. São eles: fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano, histidina e valina.


Um dos suplementos mais conhecidos e consumidos são os BCAA´s. Para uns é considerado importante para outros não tanto, mas nós não dispensamos a sua utilização diária.

Os BCAA'S são constituídos por valina, leucina e isoleucina. E são benéficos para quem pratica musculação. Apesar de já os consumirmos em alguns alimentos, estudos mostram que não são as quantidades suficientes para quem pratica musculação. Uma vantagem da suplementação desses aminoácidos, reside na sua capacidade de aproveitar ao máximo o período pré e pós-treino.

Durante os exercícios com pesos ou que exigem grande esforço físico, o corpo entra em estado catabólico e se o organismo não tiver os nutrientes necessários para se abastecer durante o treino, ele passa a retirar os aminoácidos presentes nos músculos para suprir as necessidades do corpo por energia. O resultado disso é a perda de massa muscular. Ajuda também na recuperação de lesões musculares, que são criadas no treino e estimula a produção de insulina.





Usa diariamente antes do treino e depois do mesmo. Recomendamos mais uma os excelentes produtos da Optimum Nutrition, desta vez os BCAA´s 1000, que te fornecem as quantidades necessárias para as tuas necessidades diárias


Bons Treinos!