Hoje o aminoácido que trazemos é um não essêncial, ou seja, que é produzidos pelo corpo a partir de determinado metabolismo.
É a nossa amiga Glutamina.
A Glutamina é sintetizada a partir do ácido glutâmico, valina e isoleucina, no caso desstes dois últimos aminoácidos essenciais citados, chegamos à conclusão que os BCAA’s são as maiores fontes para a síntese da Glutamina. (Vê aqui o tópico sobre BCAA´s)
Para atletas de atividades físicas de alta intensidade e principalmente praticantes de musculação, a Glutamina tem auxiliado muito na recuperação após os treinos, evitando o catabolismo e o overtraining.
Funções da Glutamina:
- Manutenção do sistema imunitário;
- Regula a síntese e degradação das proteínas;
- Remove o excesso de amoníaco e nitrogênio do corpo;
- Controla os processos de catabolismo e anabolismo;
A Glutamina além de auxiliar no funcionamento do organismo, também desempenha um papel muito importante na síntese de proteínas nos músculos, pois poupa o tecido muscular que é catabolizado para fazer chegar Glutamina para outras células do corpo, permitindo que o tecido muscular use Glutamina para sintetizar tecido muscular novo, contribuindo para o aumento de força e resistência, diminuindo o tempo de recuperação.
Estudos mostraram também que a Glutamina em pequenas doses orais (2 gramas da suplementação), levam ao aumento do nível das hormonas de crescimento.
A dose recomenda, por exemplo, no caso da Glutamina Powder da Optimum Nutrition que é uma das melhores vendidas em Portugal, é de 10gr diariamente, sendo consumidas 5gr após o treino e 5gr antes de dormir. Podes sempre juntar com outros suplementos, sendo mais fácil a sua ingestão.
Bons treinos!